Educar - Desafios e Possibilidades
Educar - Desafios e Possibilidades
por Lúcia Oliveira*
Me deparei há algum tempo com um texto de Rubem Alves falando sobre a Arte de Educar. E se existe algo que normalmente as pessoas concordam é sobre o grande desafio que envolve esse processo. A Escola Interamérica, ciente de sua responsabilidade enquanto parceira da família e da sociedade, se sente também diariamente desafiada a estudar, aprimorar e qualificar cada vez mais o seu trabalho pedagógico.
Sendo assim, acredito que estamos todos aqui na Escola Interamérica pais, colaboradores e estudantes, envolvidos nessa missão de educar e educar-se. Portanto, neste complexo processo, Rubem Alves nos convida a refletir que “a educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades. Sem a Educação das Sensibilidades, todas as habilidades não fazem sentido. Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver”.
É interessante, então, pensar o quanto os projetos pedagógicos imbuídos dos conflitos e situações reais enriquecem o olhar dos nossos estudantes. Também vale ressaltar o quanto a integração entre todos os saberes se faz importante para formar um aluno crítico, mas também consciente para que ele atue no mundo de forma sensível.
Rubem Alves ainda completa que “as palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem… O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo e o mundo aparece refletido dentro da gente”.
Nesse sentido vamos percorrendo junto aos nossos estudantes caminhos ainda desconhecidos por eles, habilidades a serem apreendidas, mas sempre com enfoque no protagonismo. Optamos por promover perguntas desafiadoras que lhes apurem o olhar, lhes instiguem a querer conhecer e descobrir.
Quando afirmamos que a Escola Interamérica Ensina a Descobrir é também porque nos permitimos reinventar e redescobrir um novo jeito de ensinar e aprender que é construído juntamente com nossos estudantes.
Sejamos parceiros e artistas nesse aprendizado que vai além dos saberes, mas que é para a vida! Que nosso enfoque não esteja em um saber isolado, mas sim nos saberes integrados que propiciam olhares inovadores.
Inspiração texto Rubem Alves - A Arte de Educar
*Lúcia Oliveira é Psicopedagoga e Coordenadora pedagógica na Escola Interamérica - Unidade II.